Reflexão de uma mãe: Amiga ou Mãe ou as duas coisas? ACONCHEGUE-SE, FILHA!


Ser mãe é um dos títulos mais especiais na vida de uma mulher que já vive a maternidade ou que sonha com ela. Título relativamente simples, de poder gigantesco e com responsabilidades mil. Ser mãe envolve doação. Amor, carinho, atenção e educação.

Maria Eduarda esses dias me disse assim: “Mamãe, você será minha amiga para sempre!”. Aquela frase mexeu muito comigo porque eu, particularmente, acredito sim, que mães e filhos devem ser amigos.

Obviamente que mãe é algo muito maior do que isso no quesito “deveres”. Uma mãe tem muito mais obrigações que uma simples amiga. Não discuto isso mas não acho que o “dever” de mãe nos dá o “direito” a amizade de um filho.

A amizade de um filho, seu carinho é algo a ser conquistado, diariamente. A grande chave dessa relação é a compreensão e a confiança. Eu crio minha filha para que ela confie em mim e assim, na minha confiança, ela será compreendida.
Isso tudo é muito mas muito diferente do famoso “passar a mão na cabeça dos filhos” que tantas pessoas relatam por aí. Impor limites não significa agressividade e punição física.

Dar limites a uma criança é mostrar que você a ama. Eu acho que toda criança precisa deles, pedem por eles. Só que limites podem ser amorosos também, podem ser compreensivos.

Quando negocio alguma situação com a Maria Eduarda (as vezes, milhares de vezes por dia), ela fica informada das consequências de sua "não ação" ou do seu comportamento contrário. Não faço promessas infundadas e nem ameaças sem fundamento. São "causa" e "consequência" e mesmo quando preciso impor a consequência, eu conforto, eu acolho.

As vezes, ela chora muito. Isso acontece mesmo ela sabendo que das consequências de sua ação, mesmo tendo sido alertada milhares de vezes. Eu nunca a largo chorando sozinha, eu a abraço e explico novamente o motivo de tudo aquilo.

Eu não tenho medo da minha filha não me amar. Eu não tenho medo que ela não seja minha amiga no futuro. Eu vivo mostrando a ela que ela pode contar comigo. Todo resto é fruto do que estou tentando plantar.

Portanto, SIM, eu serei amiga da minha filha para sempre. Também serei sua mãe para sempre. Sempre que ela precisar ela vai sabe aonde pode encontrar seu aconchego.

Aconchegue-se, minha filha.
 
 

Comentários

  1. parabéns, eu sou contra castigos físicos, e neles se incluem as palmadas, que muitas pessoas são adeptas e dizem que isso nem castigo físico é! parabéns mamãe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!! Fico feliz que você também acredite na educação pelo amor, empatia! bjs

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas