Reflexão de uma mãe: As expectativas que criamos para os nossos filhos

Normalmente, nós pais, acabamos sobrecarregando nossos filhos com nossas escolhas, nossos sonhos, nossas opções. As vezes fazemos isso e nem percebemos. Quantas vezes não falamos por aí o que sonhamos ou o que "não sonhamos" pros nossos filhos?


Praticamente idealizamos nossa cria.
Idealizamos quando vai engatinhar, quando vai falar, quando vai andar.
Idealizamos as notas da escola, o desempenho escolar, a personalidade, a profissão.
Esta sensação é muitas vezes, tão intrínseca na gente, que não enxergamos quão pesado é este cargo para uma criança carregar.


Criar um filho envolve em se livrar das amarras da idealização.
Livrar-se da criança e do futuro adulto que age e agirá como você acha que é o correto.
Saber que no fundo, nada daquilo que você “sonhou” pode ser bom pro seu filho.


Dar liberdade ao seu filho para fazer suas escolhas envolve em libertar também você como mãe e como pai. Ensinar nossos filhos a preciosidade das nossas escolhas, a preciosidade do respeito ao próximo. Um respeito muito superior do que aquele discurso típico de “na grama do vizinho, tudo bem mas na minha grama, nem pensar.” Ensinar igualdade através da redução das desigualdades. Como ensinar uma nova geração se a nossa geração só repete as desigualdades e preconceitos que vivenciamos?


Eu particularmente, creio que nenhuma outra pessoa vai me ensinar a educar minha filha melhor do que ela mesma. É ela que é o gás da mudança, é ela aquele peteleco na pedra que bagunça o que era certo e me faz enxergar o que há envolta. É com ela que aprendo e é a ela que busco ensinar.


Tenho dois únicos “sonhos” pra minha filha.


Desejo que ela respeite de verdade o seu próximo.
Desejo que ela seja feliz.


Com quem ela será feliz, é uma escolha dela.
Sua vida profissional, seu dia a dia é uma escolha dela.
Suas crenças é uma escolha dela.


Estou aqui para apoiar suas escolhas e me dedico fortemente hoje, para que ela cresça no meio desse turbilhão de mudanças, fazendo as melhores escolhas pra ELA.
Não as melhores pra mim, para seu pai, para a sociedade.


Por isso, eu não falo de “meus sonhos” sobre a minha filha. Eu não crio expectativas para suas escolhas. Ela é livre. Ela não é minha. Ela é um serzinho que Deus me mandou pra eu possa orienta-la na sua vida mas sinceramente, nem sei dizer quem veio ensinar a quem nessa imensidão. Todos os dias, eu acho que é ela quem veio me ensinar. Me ensinar tantas coisas que me basta abrir os olhos e o coração para aprender.


Vamos tirar as amarras invisíveis que estão a nossa volta e envolta dos nossos filhos.
Tantos falam da importância de melhorar o mundo, de cuidar do meio ambiente.
Realmente isso é muito importante mas li outro dia uma frase, que fala da importância de deixarmos seres humanos melhores para o mundo.
Para criarmos seres humanos melhores, precisamos "melhorar" também.


Comentários

Postagens mais visitadas