Você atende as expectativas de seus filhos?

Já começo esse texto respondendo a pergunta. Não. Eu não atendo as expectativas das minhas filhas. Cacete, isso dói! Dói porque apesar de nunca ter aceitado capa e discurso de super mãe, eu quero ser a melhor mãe para as minhas filhas. Meu lado racional sabe que eu sou, que eu faço o que posso 90% do tempo mas meu lado emocional se prende aos 10% que não faço.

Eu não sei se vocês já se livraram da tal culpa materna, aquela que existe pra nos fazer enxergar que não somos "boas" o suficiente. Culpa é uma coisa meio tola mas meio inevitável. Hoje em dia, quando ela bate por aqui, espanto com vassoura. No entanto, sou sempre reflexiva com relação a ela. Explico, claro. Será que a gente consegue atender 100% as expectativas dos filhos? Ou 70%, ou 50%? Será que a gente pode dar mais do que dá?

Filho quer muita coisa mas tirando todos os pedidos materiais, a maioria só quer duas coisas: tempo e atenção. Cacete! Como isso é caro e difícil! Ouvir que falta tempo e atenção é uma facada no peito, aquelas culpas enormes que te puxam pelo pé. Tempo é tão precioso que eu sinto que durmo e acordo no trabalho e é quase isso mesmo. Como a grande maioria das mulheres desse país. 12h fora de casa, pra voltar e cuidar do dever de casa e das crianças, Cuidar nem sempre é lido com atenção. A atenção que eles buscam é do brincar. Como a gente reaprende o gosto de brincar? Ainda estou descobrindo.

Soma tudo isso a maternidade solo com 99% do tempo, dedicação e comprometimento com você. Nos 10% que não sou a melhor mãe do mundo muitas vezes só tô tentando sobreviver, ter sanidade mental, respirar e desligar um pouco. E aí, a gente fica 100% conectada e faz tudo pelo celular e estamos todos, mães e filhas presas por essa telinha.

As expectativas? Eu tenho várias que envolvem minhas filhas diretamente mas elas só tem duas: tempo e atenção. As vezes eu acho que não é justo comigo toda a pressão. Tenho certeza que não é justo com elas. Quem atinge o equilíbrio? Quem zera essa balança de tempo e atenção x trabalho, problemas, dinheiro, casa, todo dia ou vamos lá, todo fim de semana?

Não é uma reclamação efetiva. Foi um só um desabafo reflexivo. Será que a lembrança da infância que vai ficar é que minha mãe nunca tinha tempo pra mim?

Comentários

Postagens mais visitadas