Seriam o "7 anos" tão fofo ou o "3 anos" tão impulsivo?

Os filhos nascem e a gente fica na expectativa de chegar uma fase mais tranquila. No fim, a gente descobre que não há fase tranquila com filhos. Educar crianças é uma fase dura mesmo. Entretanto, venho aqui comentar, sem muita certeza se quero falar muito alto, que estou apaixonada pelos 7 anos. Na verdade, eu não sei se são os 7 anos que são tão legais ou se são os 3 anos que são terrivelmente difíceis.

Como os 3 anos exigem paciência, calma, amor e discernimento! Juliana parece uma mini adolescente descobrindo suas possibilidades e odiando o mundo ao redor. Tudo se resume a gritos, choro, pontapés e socos. Nada está bom e nada está do jeito dela. Uma fase que ela requer autonomia total. Acho que se pudesse ela ia querer trabalhar  e sair de casa porque, meu Deus, como quer fazer absolutamente tudo sozinha!

Enquanto isso, os 7 anos trouxe serenidade para Maria Eduarda que parece que não se preocupa mais em discutir. Ela cresceu. Assusta, né? Mais é bom também. Tem sido tão reconfortante ter mares calmos com ela. Os momentos de brigas estão mais escassos e terminando mais tranquilamente. Inclusive a própria Maria enxerga a necessidade da irmã em crescer e ter sua autonomia.

Para ilustrar todo esse conflito de fases, vou narrar nosso caminho para casa da vovó de hoje cedo. 
Estava pronta para o trabalho quando Juliana acordou. Estava satisfeita porque estava só um pouco atrasada. Juliana encostou no meu braço que estava úmido e ela S-U-R-T-O-U pois ela odeia que toquem nela estando molhada. A partir daí, gritou, chorou, "limpou o chão com a camisola" de tanto que se arrastou e o chororô seguiu por incríveis vinte minutos. Maria tentou acalma-la e eu também e ela só parou de chorar quando não se lembrava mais do motivo do choro. No entanto, seguiu chorosa e reclamando. Maria, que queria um abraço e vê-la animada, criou um mundo de fantasmas, monstros e animais gigantescos na minha portaria. Dali a imaginação das duas voou longe e o mau humor foi embora de vez. No fim, estavam abraçadas até a próxima briga. 

Seriam então,os 7 tão fofo ou os 3 tão impulsivo?







Comentários

Postagens mais visitadas