Nosso corpo é um desconhecido

Estava vendo as publicações no Facebook quando uma foto sobre o processo de dilatação do parto normal apareceu para mim. Era essa foto que está aí abaixo do texto. Resolvi ler os comentários do post e várias mulheres pareciam chocadas com o que seria a dilatação total e exaltavam seu amor pela cesariana. Não quero nem entrar no papo cesárea x parto normal porque hoje sou completamente da opinião que cada uma faz o que deseja ou luta pelo que deseja.

Entretanto, eu fiquei chocada em ver que um processo natural do corpo feminino choca MULHERES. Esse tipo de informação deveríamos saber desde muito tempo ou pelo menos, deveríamos ser informadas durante o pré-natal. O que só corrobora que o sistema cesarista está pouco se importando em explicar as mulheres como seu corpo funciona no pré parto, parto e pós parto.

Não saber que há dilatação durante o parto, não saber se teve um orgasmo ou não, não conhecer o que e a uretra e canal vaginal são distintos, não saber se pode ou não pode tocar. As mulheres tem uma dificuldade terrível de se tocarem, de conhecerem seu próprio corpo enquanto os homens só não o fazem com naturalidade como também são incentivados a faze-lo. A moral, a religiosidade, a sociedade patriarcal ainda traz fortes amarras não apenas na sexualidade das mulheres mas na própria biologia e fisiologia do nosso corpo.

E o que vemos são as pessoas temendo o ensino da  educação sexual na escola, garantindo que isso é tarefa dos pais e responsáveis. No entanto, muitos pais e mães tem conhecimento zero para passar para os filhos porque também nunca lhes foi explicado e se repassam a informação, terá o viés do seu entendimento sobre corpo e sexualidade. Já vimos reportagens de como a educação sexual ajudou crianças a identificarem abusos sexuais, que as estáticas mostram em sua maioria que vem de pessoas próximas as crianças. Somando a tudo isso, vemos o governo federal querendo recolher cartilhas de saúde para adolescentes que falam de prevenção a gravidez e uso da camisinha.

Por muito tempo e ainda hoje a sociedade patriarcal, o moralismo e as crenças inibiram e reduziram a nossa sexualidade e corpo. Esse corpo que habitamos é um desconhecido para nos mulheres. Não vamos deixar que seja um desconhecido para as futuras mulheres.


Comentários

Postagens mais visitadas