Ser mulher no país que nos mata

Escrever sempre foi pra mim uma maneira de deixar fluir o que passa na minha cabeça e/ou no meu coração.
Hoje, a minha cabeça e meu coração estão cansados, com medo do futuro e tantas noticias ruins em volta, que chegaram até mim.

Na boa, tá muito difícil ser mulher no Brasil, gente!!!!
Se for, negra, trans e pobre tá pior ainda!!
É quase uma base de uma sociedade que nos humilha e nos renega

Estamos MORRENDO aos monte.
O machismo, a sociedade patriarcal nos mata e nos cala a cada dia mais.
A cada duas horas uma mulher é vitima de feminicídio.
Quando a gente tem filhas, essa sensação de medo, de impotência, de tristeza é ainda mais avassaladora.

A todo minuto:
um namorado mata a namorada;
um marido mata a ex mulher;
um marido se vinga de ex mulher;
um marido bate na mulher;
um colega, um amigo, um professor xinga uma mulher
um colega, um amigo, um professor chama uma mulher de LOUCA
um mulher é vitima de estupro
uma mulher é humilhada e molestada num ônibus


Agora mesmo. Do seu lado. Na sua rua. No seu bairro.

E somado a todo esse horror, nós que somos vitimas, ainda sofremos como culpadas.
Nossa sociedade nos julga, nos condena e coloca nos nossos ombros um fardo que não queremos carregar.

A saia era curta.
Você viu o tamanho do decote?
Tava fazendo o que na rua aquela hora?
Ela é louca mesmo?
Já expliquei isso mas ela não entende.
Eu trago dinheiro pra casa e encontro isso?
Ficava se insinuando pra outro, dá nisso.
Mas ela drogada/pobre/prostituta/sozinha
Por que não denunciou antes?
Mulher gosta é de homem malandro
Homem muito bonzinho é frouxo.

Denunciar esses casos é tão difícil.
 Simplesmente por que como sempre, o pensamento é que a gente deve ter feito alguma coisa pra isso ou entendemos errado, não era isso que ele queria dizer.
Somos ignoradas, expostas e a lei que não consegue nos proteger.

Estamos largadas nas mãos de nossos algozes.
O medo que nós sentimos nenhum homem nesse mundo pode entender.
É o medo da morte, da violência doméstica, do estupro.

Só que nossa voz vai ecoar.
Pra que meninos e meninas dessa nova geração entendam que a mulher não é um objeto,
que não precisamos de homens pra nos salvar, que temos voz e vez.

È a essa nossa esperança e nossa luta.
Pra que nossas filhas possam não sentir o que eu sinto hoje.
Diante de tantas historias que pipocaram essa semana sobre violência contra as mulheres,
há um nó na minha garganta que nada desfaz,
há uma tristeza pesando no meu coração
há um sensação de fraqueza devastador.
Hoje foi ela. Amanhá pode ser nós.







Comentários

Postagens mais visitadas