Gordofobia e pressão estética - parte 2

Há alguns anos, eu venho conhecendo mais sobre o movimento do empoderamento gordo que luta contra gordofobia. O que mais vejo por aí são justamente dúvidas sobre o que seria gordofobia e o que a diferencia principalmente da pressão estética. Então vou fazer uns tópicos legais nesse texto para esclarecer o que vira e mexe eu escuto por aí, baseado no eu que eu já aprendi e no meu entendimento. Lembrando que o empoderamento gordo é diverso e eu não falo por todos. Eu falo apenas por mim mesma. 

- Então afinal, o que é gordofobia? 
R; Basicamente é uma aversão aos gordos. Essa aversão ocorre de várias formas desde olhares de repúdio, nojo até perda de emprego, falta de acessibilidade e respeito. Gordofobia não é apenas uma questão de aceitação corporal e que todos os corpos são belos. Muita gente acha que gordofobia reflete apenas a questão estética do corpo gordo. Não é. Movimento envolve respeito, acessibilidade, condições de trabalho e negligência médica.

- Se existe gordofobia por que não existe magrofobia?
R: Aversão está relacionada diretamente a uma minoria excluída da sociedade. Basicamente gordos não cabem na sociedade e o problema é que ninguém se importa. Magros podem sofrer outros preconceitos, podem sofrer bullying mas não são excluídos. Magros não precisam se preocupar se tem roleta, se tem cadeira, se tem uniforme ou se vai caber. A diferença está ai. Mulheres gordas e magras sofrem pressão estética.

- O que é pressão estética?
R: Pressão estética vem do machismo que é basicamente querer que mulheres se encaixam em um único padrão de corpo. Percentual de gordura tendendo a zero, barriga negativa, vestindo 16 infantil (quase isso mesmo). Pressão estética é vivido por todas as mulheres. É a busca pelo corpo inalcançável. É o que te pressiona no parto, pós parto, adolescência AND infância (acreditem se quiser).  Gordofobia também fala da exaltação do corpo gordo e do amor próprio indo bater de frente com essa pressão estética.

- Qual é a questão da acessibilidade?
Sempre que a gente fala em gordofobia, fala em acessibilidade. A acessibilidade impacta todas as pessoas gordas mas em especial e de forma intensa e limitadora, a pessoa gorda maior. Gordos menores terão menor impacto pela gordofobia, sentirão forte na pele o ódio ao corpo gordo, a negligência médica mas não são tão afetados pela acessibilidade. Gordos maiores são literalmente excluídos. É catraca de ônibus, é cadeira com braço, é uniforme do trabalho, é chegar em um lugar sem saber se você vai caber nele. É ser impedido de ir e vir, de prestar prova num concurso porque não tem cadeiras confortáveis. É viver recluso ou espremido. 

- Por que estourou nos últimos dias a #gordofobiamedica?
R: A medicina de foram geral não precisa examinar, prescrever exames, observar, medicar um gordo. Basicamente, o entendimento deles é que todo gordo sofre de problemas relacionados ao peso. Desde de uma dor de cabeça, ao pé quebrado, a dor de dente. Estamos falando de neglicenciar uma queixa porque se assume que ela é relacionado ao peso daquela pessoa. Estamos falando de pessoas que não vão a médicos porque serão humilhadas, maltratadas e subatendidas. Procura a hastag. É muito triste mas é real.

- Expressões gordofóbicas e piadas
R: Eu sempre suponho que a gente não quer magoar e ofender as pessoas portanto, parem de usar termos como Gordice, Dia lixo, e várias outros que associam comidas calóricas exclusivamente a gordos ou que tratam comida como algo sujo. Lembrar que as SUAS demandas e SUAS percepções são SÓ SUA! Não usa sua régua nos outros. Não fale que engordou 10kg na noite de natal, não use termos perjorativos como baleia, hipopótamo ou similares, Não diga que vai se trancar no verão porque não pode usar um biquini. Não compartilhe memes que reduzem ou incapacitam o corpo diferente do seu. Trabalhe em você esse repúdio tão grande pelo corpo gordo ou por quilos passageiros que passam por você em datas especiais. Quem é gordo escuta esses comentários e só conclui a ojeriza que ele causa nos familiares, amigos e companheiros. 

É basicamente isso! Respeito, conversa e empatia!   



Comentários

Postagens mais visitadas