Culpa Materna: Refletir e mudar!

Já errei tanto sendo mãe.
Errei tentando acertar, como todas nós.
Muitas vezes inconsciente das minhas decisões.

Talvez o termo correto não seja "erro".
Resumindo, eu faria muito coisa diferente.
Acho que a maioria das mães faria.

A culpa é inerente da maternidade.
Por aqui, ela aparece sempre.
Mas a culpa é boa pois, 
sempre vem acompanhada da reflexão.
“Hoje eu podia ter me dedicado mais a minha filha...”
ou “hoje eu podia ter deixado o cansaço de lado e ter passeado com ela.”

Tenho vivido uma busca por 
ser uma mãe melhor a cada dia.
Ser "melhor" no que está ao alcance das minhas mãos,
ao que se encaixa no meu perfil de vida e nas minhas crenças.
Afinal, o "melhor" ou "pior" muitas vezes, depende de cada pessoa.

Também fico feliz com algumas decisões que tomei,
puramente instintivas pois naquela época,
eu não lia muito sobre maternidade.
Dar colo, acalentar sempre q ela precisava,
fazer passeios ao ar livre, ter insistido em amamentar quando parecia q não ia aguentar mais.

O mais lindo das decisões que tomamos com os nossos filhos, é que os resultados aparecem a curto e longo prazo.
E que felicidade me dá ver a filha amorosa que tenho.
Conforme ela cresce, os desafios aumentam.
Hoje eu procuro força na busca pelo conhecimento,
leio mais, questiono mais.
para fortalecer as coisas que EU acredito serem certas:
Ter mais paciência, Educar sem bater, reduzir essa loucura do mundo por consumir.

Diante de uma vida repleta de atribuições e cobranças,
ser mãe é meu projeto de vida mais lindo mas também mais difícil.
Eu sinto isso firmemente.
Olhando pra trás, eu só vejo o quanto Maria Eduarda me modificou.
O quanto sou mais crítica, vulnerável e o quanto tenho para aprender.

Observando-a, eu sempre penso:
Quantas coisas, pequenina, vc já me ensinou!!!!
Vc me ensina todos dias!
Só espero poder retribuir tudo que tenho aprendido com você!





Comentários

Postagens mais visitadas