Lembranças da Bisa

Minha filha teve o privilégio de poucas pessoas. Conheceu e conviveu com três dos seus bisavôs.

No dia de hoje, demos adeus a bisa Doty! Maria, em sua idade tão tenra, ainda não sabe e não entende essas partidas da vida. Não sabe que ontem ela estava aqui fisicamente mas hoje não estará mais. Um dia, ela entenderá e no alto de seus quase 3 anos, ela não vai lembrar dela, da sua fisionomia e nem como era sua voz.

As minhas lembranças serão as lembranças da minha filha. A imagem que eu tenho dela, no meu coração, há alguns anos atrás, antes dela ficar mais debilitada. A lembrança de suas risadas. A diversão que sentia quando estava com netos. A paixão que tinha pela única bisneta.

Momentos esses que virariam histórias engraçadas para Maria.

Momentos em que eu era a criança e ansiava por vê-la depois da natação, de dormir na casa dela. Recordo com clareza do dia que vimos “A Dama e o Vagabundo” na sua casa pela primeira vez.

Lembrança dos seus fracassos na cozinha. Ela nunca foi uma boa cozinheira. Era sempre a carne assada com macarrão, mas seu pudim de leite era o mais aguardado de todos os Natais.

Lembrança de seus sustos. Ela se assustava o tempo todo e arrancava gargalhadas nossas com seus gritos e fisionomia.

Lembranças de nossas saídas no Viena, no Mc Donalds. Eram nossos momentos especiais. Era o momento que saíamos em família pra comemorar, interagir.

Lembranças dela, me contando, que rezava por mim, para que Nossa Senhora me protegesse pelos caminhos que percorria pra faculdade/estagio/trabalho.

Lembranças dela na minha formatura, no meu casamento, no nascimento da Maria Eduarda, batizado, um aninho.

Lembranças do seu ciúmes único de vó e da certa idolatria que ela sentia por nós.

Lembranças de nós, na brasília amarela, rumo a um passeio em Itacoatiara com Roberta Mirando tocando do toca-fitas. Ela amava Roberta Miranda e por muitos anos, nós sabíamos muitas letras das músicas dela.

Sim. Ela nos deixou boas histórias, boas recordações.

Hoje, eu repito aqui, um verso de uma música da Roberta Miranda:
“Vá com Deus! Vá com Deus!
Que o amor ainda está aqui.
Vá com Deus!”


Que os anjos digam amém e que agora você encontre toda luz que merece!

Comentários

Postagens mais visitadas