Esperar, gestar...ser paciente

Se uma coisa valiosa que a maternidade me ensinou e ensina arduamente a cada dia é a virtude da paciência. Nada no mundo me exigiu e exige paciência maior do que educar um filho e entender suas necessidades.

Antes da Maria eu era muito mais ansiosa e impaciente. Ela tem me ajudado muito a melhorar esse ponto principalmente quando o assunto é relacionado a maternidade. A maternidade é presente. Não se vive de passado (apesar de amarmos reviver as lembranças) e definitivamente, não se vive de futuro, de expectativas, de planos. Os filhos estão aí pra mostrar a gente que não adianta nada disso. Tudo que se planeja corre uma grande risco de ser refeito.

Viver o “presente” da maternidade é muito difícil porque justamente nós temos a tendência a viver o futuro (quando ganhar mais, quando viajar, quando terminar de pagar a casa...). O bebê nasce e a gente já pensa quando vai comer, quando vai engatinhar, quando vai andar.

Eu sinto particularmente, no meu jeito de maternar, que com Maria Eduarda tudo isso foi atropelado pela ansiedade. A espera, a introdução alimentar e em especial, o parto.

Eu sempre quis um parto normal e parte de mim, tinha a ilusão que bastava querer um. Não é bem assim, claro. As poucos a vontade pelo parto foi sendo minada. Ninguém paria mais, era mais fácil marcar e acertar os medíocres dias da licença paternidade, era mais fácil para me organizar. Em resumo, tudo me parecia mais simples, mais rápido e mais fácil. E no fundo do meu coração, eu só queria que a bolsa estourasse pra eu saber como era essa sensação. Eu lembro disso com clareza. E a bolsa nunca estourou e eu nunca senti uma contração.

Antes mesmo desse bebê existir, eu já tinha decidido que eu não tinha escutado meu coração e minhas ideias, que não tinha respeitado a minha intuição e minha vontade. A partir daí, passei a incentivar as amigas que queriam parto normal e lutar por eles. 

De repente, lá estava eu, grávida!!! E em nenhum momento, eu tive dúvidas que esse bebê chegaria no momento dele, na hora dele, na forma como eu acho que ele deveria chegar a esse mundo.

E assim, aprendo todo dia o significado da ESPERA. A espera só Maria Eduarda podia ter me ensinado! A paciência, o viver o presente, tão rico e tão valioso que ela me mostra todos os dias.

Nosso encontro está se aproximando e eu estou mais pronta do nunca pra você, bebê!!!!
Tô pronta pra aprender muito mais.



Comentários

Postagens mais visitadas