Os dois lados de uma mesma vivência - O primeiro ano da maternidade

Em 2010 , quando decidimos (decidir é uma palavra forte, né? hehehehe) que queríamos ter um filho, eu sabia pouco sobre maternidade. Basicamente, eu tinha noção que aumentaria meus gastos, reduziria meu tempo disponível e não dormiria mais como antes. Em resumo, não sabia de nada!

Hoje continuo não sabendo de nada mas as amigas sabem que maternidade é meu assunto favorito (olha o blog aí hehehe). 
Ao mesmo tempo, demonstro pra elas que há dois lados, sensações distintas dentro do ser mãe.

Daí surgiu a listinha resumida e divertida abaixo sobre como a maternidade me pegou pelo pé:

- Quando eu vi Maria Eduarda pela primeira no centro cirúrgico, eu só conseguia imaginar como ela era bonita. Que era a bebê mais linda do mundo.

- Depois, me sentia atraída por ela demais.  O amor maior do mundo eu fiquei esperando brotar espontaneamente como se fosse uma aula de ciências sobre geração espontânea. O amor não brotou naquela noite e nem nos dias seguintes. Eu me sentia extremamente curiosa com relação a minha filha

- Eu nunca tinha ouvido falar de puerpério. Amiga, se prepare pro puerpério! Nada é tão devastador como o pós parto. É uma tristeza tão profunda num segundo e no seguinte, você tá toda boba com bebê sorrindo. Os momentos de "lama" são mais frequentes e na boa, NINGUÉM TE ENTENDE. Solidão, melancolia, dor.

- O pensamento que me pegava várias vezes é aonde fui amarrar meu bode!! Eu só cuidava de mim. Eu chegava a hora que queria, comia a hora que queria e dormia a hora que queria

-  Cuidar de uma criança é quase instintivo. E do cuidado brota o tal do amor maior do mundo. Você consegue ficar ali horas admirando aquele serzinho e pensando como Deus foi bom com você. 

-  Descobri que ser mãe é cuspir pro alto pra cair na testa.

- Constatei que dormir menos ou não dormir não vai te matar. Vai te dar vontade de chorar, de sumir e te deixar babando de sono em qualquer momento/hora.

- Tem dias (muitos!!!) que dá vontade de sumir e mandar todo mundo a merda.

- Sexo muda completamente. É quase uma redescoberta de você mesma e do seu parceiro

- Cem fotos por dia do mesmo sorriso banguela nunca me foram suficiente. Talvez, cento e uma :)

- Verificar se ela está respirando no meio da noite é crucial. 

- Insônia quando o bebê está dormindo é similar a perder na loteria. Dá vontade de chorar

- O sorriso dela me derretia por completo.

- Você esquece um pouco de você. Parece que por muito tempo só existe a sua versão mãe. Não se preocupe as demais versões aparecerão uma hora ou outra

- Grupo de apoio é vida! Amigas com filhos da mesma idade foram minha salvação na gravidez da Juliana.

- É molinho mas o bebê não quebra com a facilidade que imaginamos

-  Nunca na minha vida eu soube tanto sobre aspectos de cocô

- Amamentar pode ser o inferno na terra no início mas passa. Com ajuda e APOIO, as coisas entram nos eixos e passa a ser um dos momentos mais especiais desse mundo.

- Falar engraçado como um bebê e se derreter a cada gracinha é obrigatório

-Comparar filha com coleguinha mesmo que todo mundo diga pra não comparar só vai te deixar irritada, preocupada ou chateada.

- NUNCA antes na sua vida você receberá tantos conselhos. Dos mais diversos aos mais absurdos. Sua vida parece uma novela que todo mundo quer acompanhar e opinar. O ouvido de mercador e a cara de alface são as melhoes soluções. Informação de qualidade é salvação.

- Todo mundo vai te falar pra não deixar ela dormir na sua cama mas quem tem coragem de tirar aquela bebezinha quentinha de perto da gente? 

-O coração explode quando  ela jogou os bracinhos pro meu colo, mandou seu primeiro beijo, bateu palminhas, deu seus passinhos, chamou "mama". Pode crer que o explodir não é um exagero. É uma emoção única.

- O dia de voltar a trabalhar será difícil. Meus colegas foram obrigados a se acostumar com o único assunto do momento: minhas filhas, suas fotos e seus videos.

- No dia do seu primeiro aninho. o choro é livre!!!!! Você vai chorar como louca, com a alma repleta de emoção e amor pra reviver todo aquele primeiro louco e incrível ano.

Continua...



Comentários

Postagens mais visitadas