Amamentação por aqui - parte 1 e parte 2 #SMAM

Nesta primeira semana do mês de agosto é comemorada a Semana Mundial de Aleitamento Materno. Ela foi criada em 1948 pela OMS e visa promover a amamentação ( mais informações no link: http://www.redeblh.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=377).

Por que promover amamentação se é um ato tão natural?
Nasceu o bebê, mamou o bebê.
Não é bem assim como sabemos.
Amamentar é um ato natural mas extremamente difícil. Há dificuldade na pega, bebê dorme mamando, o peito fica murcho, pitacos alheios, mil fórmulas nas prateleiras do supermercado.

Tive histórias distintas de amamentação. Quando fiquei grávida da Maria Eduarda, eu tinha uma leve (muito leve) noção que amamentar poderia ser difícil no início mas eu não tinha ideia do que viria pela frente. Imaginei que geraria um incômodo bem suportável e que tudo naturalmente entraria nos eixos.

Maria nasceu as 22h e só mamou depois das 6h da manhã, sem muita vontade, provavelmente porque já tinha sido alimentada com leite artificial. A menina pegou o seio e enfermeira virou as costas e a partir dali fui eu e ela apenas. Naquele momento já senti um incômodo. Dali em diante, o incômodo virou um machucadinho e o machucadinho virou uma ferida que sangrava. Amamentar era uma dor surreal. Não havia prazer nenhum. Ninguém conseguia me ajudar.

O leite artificial estava na prescrição do pediatra em cima da mesa. Muitos comentários envolta pra usar aquela receitinha ali. Meus seios estavam enormes porque o leite tinha descido. Tive febre e muita dor. Parecia que ia empedrar. Eu chorei amamentando e me sentia perdida naquela dor louca e sem fim. Eu queria amamentar. Não ia abrir mão daquele momento sem muita luta.

Fui pesquisar na internet e vi como deveria ser a tal da pega correta. Associei a pega com o uso de uma concha que permitiu que em um mês o seio finalmente cicatrizasse.

Seguimos com a amamentação exclusive até o quarto mês. No quarto mês, fiz a introdução alimentar. Novamente os conselhos que ela ia passar fome me convenceram.  Foi um caos. No quinto mês, ela negava o peito e entrei com complemento. Um certo dia, ela simplesmente não queria mais. Desmame antes dos 6 meses de vida.

Na segunda filha, além de informação, eu tinha apoio e pessoas especializadas pra me ajudar. Veio a UTI neo pra nos dar uma rasteira mas dessa vez, eu estava preparada pra não deixar a peteca cair. Mamou na UTI e fomos pra casa apenas com leite materno. A receita do pediatra com leite artificial foi pro lixo. Seguimos os seis meses de amamentação exclusiva com cara de alface e surdos aos comentários. Chegamos a 1 ano de amamentação e vamos seguir de forma prolongada. Recentemente passamos por uma greve de amamentação que durou 4 dias e novamente o desmame só não ocorreu porque dessa vez, eu sabia o que estava esperando. O objetivo é chegar a meta da Organização Mundial de Saúde.

Eu aprendi muito com as minhas duas experiências pelos seguintes motivos:

- A receita do leite artificial vai te seguir assim que você sair da maternidade
- Informação de qualidade pode salvar sua amamentação. Procure, pesquise e questione.
- Há profissionais especializados pra ajudar na amamentação - consultoras de amamentação e bancos de leite
- Não há leite fraco.
- Peito não é depósito. Quanto mais o bebê mama, mais leite produz. O peito pode tá murcho e "ter" leite
- O bebê fica o tempo todo no seio não necessariamente por fome.


Amamentar faz pra bem pro bebê e pra mãe. É prático, é de graça, é saúde. Como mãe de primeira viagem eu tinha uma ansiedade enorme de ver o bebê comer. Controle essa ansiedade e não deixe a ansiedade alheia te contaminar.

Como eu posso ajudar uma mãe a amamentar?

- Não me metendo aonde não fui chamado. Sua opinião não importa ali e muito menos, como a vizinha ou a prima fez determinada coisa.
- Oferecendo um local confortável, um copo d'agua.
- Não perguntando se não é melhor colocar um paninho
- Apoiando ações que favoreçam a amamentação e a extensão da licença maternidade para 6 meses (afinal, amamentar 6 meses exclusivo com 4 meses de licença é muito mais dificil).
- Muito apoio!


Bora botar os peitos de fora e falar muito de aleitamento materno porque temos um caminho longo a ser percorrido.




Comentários

Postagens mais visitadas