Espelho, espelho meu!

Desde  muito pequena, começamos a observar as mulheres ao nosso redor. Elas reclamam de imperfeições de seus corpos. Não temos o nariz dos sonhos, os cabelos dos sonhos, o corpo dos sonhos. Encontramos defeitos aqui e ali.

Conforme as meninas vão crescendo, cheias de referências, cheias de bonecas de cinturas irreais, cheias de princesas de cabelos brilhantes, vão crescendo com elas a insatisfação.

Na revista para adolescente não tem o corpo dela mas tem a dieta pra perder 5kg em 1 semana. No shopping, na marca badalada, há um enorme anúncio: Temos tamanho 32. Você leu certo, amiga! Tamanho 32! Seja bem vinda a nossa loja! Na saída com os amigos, melhor ficar só na água.

Os cabelos precisam ser longos como a Rapunzel. Cabelo curto é sinal de masculinidade. O homem gosta de cabelo comprido. Os cabelos precisam estar brilhantes e lisos. Cabelos enrolados dão trabalho. Não tá na capa da revista e nem nos penteados descolados. Faz escova de chocolate, de morango, de corneto, de nuvem  mas resolve seu problema,

Na vida adulta, esse corpinho ainda tem mais defeitos. O sutiã 40 ou 52 são extremos. Qual seria o ideal? Porque se tiver sem peito, coloca silicone e se tiver muito, faça redução. No fim, pode ficar desproporcional e melhor tentar afinar essa cintura. Ou então, é hora de malhar os gluteos porque ninguém quer bunda mole. Cuidado ao malhar as coxas porque as coxas não devem ser tão grossas. Coxas grossas não cabem no manequim 38. Bunda grande não cabe no manequim 42. Imagina o ódio de quem veste 44 e simplesmente descobre que as marcas não fabricam mais esse tamanho. Antes o plus size era do 50 pra cima. Hoje já estamos no 44. Não esqueça que vende-se 32, amiga! Vai ficar linda!

Odiamos nossa barriga que não é negativa mesmo que os demais digam que estamos ótimas. Na academia, fazemos piada pra arrumar o corpo pro verão de 2050 porque afinal, nosso corpo odiado e defeituoso nunca estará bom pro verão seguinte. Biquini no verão? De jeito nenhum, só quando estiver linda!

É um olhar pro espelho e ver uma figura desfigurada. Melhore aqui. Aumente ali. Afine aqui. Se eu tivesse um nariz diferente, quem sabe o vestido finalmente cairia bem. Também o cabelo não ajuda. É ralo, não faz penteado ou tá cheio de frizz, não forma cachos. Com uma sandália bonita talvez ficasse perfeito mas meus pés são largos, chatos, pequenos ou grandes. Definitivamente, não combinou. Malditos pés. Como vou ficar linda?

Tudo culpa desse corpo. Desse corpo que faz tantas coisas, desde levantar, a comer, a namorar, a pular, a dormir mas que é tão defeituoso. Vamos nos encher de tratamentos dermatológicos! Nossa salvação! Tudo tão avançado. Assim fica linda, fica bonita rapidinho. Até a pele começar a enrugar. Mas, olha só, tem creme pra começar a usar com 20 anos pra evitar. Assim vou ficar linda! Não se esqueça de pintar os cabelos. Já viu mulher bonita de cabelos grisalhos?

O espelho grita: TÁ GRANDE! TÁ PEQUENO! Você vira de um lado, vira do outro. O defeito grita no espelho.

Espelho, espelho meu...
Tem alguém mais linda do que eu?
Quem dera que um dia a gente tenha a confiança da madrasta da Branca de Neve.

Vamos ver a beleza que existe em todas nós!
Vamos romper o ciclo do ódio ao corpo!
Vamos ensinar as meninas.
Vamos repetir as mulheres:

Não há ninguém mais linda do que você!









Comentários

Postagens mais visitadas