Mulheres, sororidade e o famoso: A gente se basta?

Há muitas coisas rondando a minha cabeça nos últimos tempos. Muitas delas relacionadas ao presente e ao futuro, as perguntas e respostas que eu mesma me faço e que eu mesma me respondo. A gente sempre acha que está fortalecida para aguentar os pontapés da vida mas ver seu mundinho particular ser sacudido e virado de cabeça pra baixo, tá fora de ser tranquilo e fácil.

Muito do que eu tenho aprendido e lido nos últimos tempos, tem favorecido minha individualidade ao mesmo tempo que abre meus olhos para o coletivo. Eu tenho descoberto que sim, eu importo muito mas em paralelo, é obvio pra mim que se só eu estiver bem, não estarei tão bem assim. Tudo isso pra falar de coisas que tenho aprendido com mulheres e com o feminismo.

A famosa sororidade, palavrinha que vem aparecendo cada vez mais no nosso dia a dia, ainda é uma realidade distante. Nós, mulheres, não fomos criadas para sermos companheira um das outras. A competitividade sempre foi amplamente favorecida nos círculos femininos. Entretanto, eu tenho visto em cada mulher maravilhosa que cruzou meu caminho, um apoio, um ensinamento, um abraço amigo que quando essa rede se une, estamos todas juntas e fortalecidas, na definição mais singular dessa sororidade.

Uma das coisas que eu tenho vivido ultimamente e compartilhado com essas mulheres é a ideia de se bastar sozinha. Neste machismo enraizado na sociedade que nos faz crer, faz nossas mães, tias, avós, vizinhas e amigas crerem que quando estamos sem um homem ao lado, não estamos completas. É quase como uma obrigação de que a vida só toma seu rumo, só ganha status, só “vai pra frente”, só somos felizes quando somos dois. É praticamente deixar na mão do outro o seu caminho, a sua vida.

De repente no meio desse turbilhão, você se redescobre! Aquela coisa de lidar e ver você consigo mesma. De se olhar no espelho, de ouvir as mulheres apoiando seu levantar. Seus gostos, trejeitos, falas que são só suas. Você descobre a cada dia que não há no mundo melhor companhia que a sua e definitivamente, foram as mulheres que me mostraram que indiferente do futuro, eu serei sempre a melhor pessoa para estar comigo mesma.

E nos momentos que você fraqueja,  você duvida se você é o suficiente para si mesma, as mulheres estão lá. O fortalecimento me faz enxergar que eu me faço feliz, eu me desafio, eu olho pro mundo com outras perspectivas porque há muito do que eu era em mim mas há mais ainda de mim exclusivamente no que eu serei amanhã e depois. Há liberdade. Há amor. Há amizade. Há escolhas. Há mulheres.



Comentários

Postagens mais visitadas