Do que Maria Eduarda gosta? As brincadeiras que curte uma pequena de 2 anos.


Uma das grandes dificuldades que tive até hoje na maternidade foi a arte de brincar. Nós cuidamos, acalentamos, mas temos dificuldade de brincar, de criar e de cair no mundo da imaginação. É só virar adulto que voltar a ser criança torna-se uma complicação.

 As brincadeiras com um bebezinho são simples, tranquilas mas assim, que este bebezinho começa a crescer a interação também aumenta, pronto! Tá na hora de brincar, mamãe! Eu percebi que precisava mudar as brincadeiras quando uma determinada época, Maria Eduarda começou a me evitar, não queria mais brincar comigo.


A partir daí, comecei a me reinventar e como é divertido brincar novamente!

Quando não está chovendo, a boa aqui é ir no parquinho!
Passamos a ir no parque todo fim de semana e em algumas semanas, ela já se equilibrava bem no escorrega e subia aqueles degraus com facilidade. Hoje o balanço é seu brinquedo favorito! Se deixar ela fica lá, voando, “indo até o céu” e curtindo aquele balançar, de um lado pro outro. Sem dúvidas, brincar ao ar livre é a atividade que mais faz sucesso por aqui. Basta um espaço pra correr, meia dúzia de brinquedos simples e pipoca no fim, claro!

Maria ama um bom livro, um bom teatro, uma boa estória, contada em detalhes e com uma voz própria para os personagens. Ainda não foi no cinema mas no momento é “rata” de teatro! Ama todas as peças e vive a expectativa de comparecer ao espetáculo, me perguntando de hora em hora se “vamos no teatro hoje mesmo”. Típico passeio pra dia chuvoso ou fim de tarde!

Praia , mesmo que ela não entre na água, também é super bem-vinda. Sabe aqueles brinquedinhos de areia? Pois é, Maria se acaba brincando com eles. Pode ser pela manhã cedinho ou fim da tarde!! É um momento pra sentar ao lado dela e brincar e brincar!

Outra coisa que aprendi é que definitivamente, criança não liga pra brinquedo caro. Sério! Ela pode até pedir mas ligar, brincar até cansar,ihhhh, são raros os casos, viu? Livros, quebra-cabeças, brinquedos de madeira educativos, dinossauros, bichinhos de plástico da fazendinha são os favoritos disparados. Sou recebida todos os dias com um beijo e uma menina puxando minha mão: “Mãe, vamos bincá um pouquinho no meu quarto? Só um pouquinho. Senta aqui”. Quando eu sento naquele chão, viro a mamãe dinossauro, o papai dinossauro, o amigo cachorrinho que aparta brigas, dá beijinhos e passeia pela floresta. Minha voz vira a voz da Peppa, da Minnie, do sapo e de quem mais se juntar a nós naquele momento. Momento meu e dela.

Pensando em redução de custos,criatividade e sustentabilidade, temos a brincadeira de sucata. Toda e qualquer sucata pode virar brinquedo e acima de tudo, faz Maria criar e imaginar. Desenhar, massinha e pintar! Sempre podemos pintar e atenção, amigos! Guache sai com água e é diversão 100% garantida! Ser criança é se sujar. Que delícia é ter aquelas mãozinhas molhadas de tinta, seguidas de uma risada gostosa porque deixou sua marca num papel! Pinte o 7! Vale a pena!

Brincar é curtir um momento com nosso filho! É hora de relaxar, deixar uma mensagem positiva e ensina-lo a brincar pro resto da vida!  É tão gostoso deixar as atividades de lado e simplesmente se dedicar a ela, integralmente, nem que seja pra fazer um bolo na cozinha de casa.

Há uma frase que desde que li a primeira vez, eu nunca esqueci e faz todo sentido pra mim, atualmente.
“O futuro não é nada mais do que um brinquedo das nossas crianças. Bastá-nos ensiná-las a brincar”
Yuri Schlindwein

BORA BRINCAR?

Comentários

Postagens mais visitadas