Retrospectiva 2013 - O ano que meu bebê virou uma menininha

Olhar pra trás no fim de um ano é uma tarefa de reflexão e também, de esperança pra todos nós, que buscamos um novo ano de mais paz, prosperidade e felicidade. Desde que Maria Eduarda nasceu, cada ano ao seu lado tem sido incrível e especial. 2013 não foi diferente. Muito pelo contrário foi um ano que mal acabou e já deixou saudades assim como, aquela bebezinha que se enroscava no meu colo há poucos anos atrás.

2013 foi o ano dela! O ano que ela ganha cada dia mais independência e vontade própria. Lidar com a vontade própria de uma criança de 2 anos nem sempre é fácil. É complicado às vezes entender que simplesmente, ela só está expressando sua vontade da forma como deseja e muitas vezes ouvi-la e compreende-la tem sido o melhor caminho. Lógico que eu falho (ainda mais do que desejo) mas estamos no caminho certo.  O mais incrível é olhar pra ela e observar como somos distintas. Posso garantir que Maria Eduarda não se assemelha em nada a minha personalidade de criança. Ela já é desde hoje segura, decidida e convicta de suas necessidades.

2013 foi um ano lindo para Maria Eduarda. Foi nesse ano que ela desabrochou de um bebê para uma criança linda, minha mocinha. Observa-la nesses 12 meses só me mostrou como ela está crescida, esperta e feliz.  Ela garantiu risadas com suas pérolas e lágrimas de um amor enorme com suas “pequenas declarações de amor”.

A entrada da minha filha na escola fez meu coração de mãe sofrer com uma separação, mas ao mesmo tempo, estava imensamente feliz de vê-la contente, tão enturmada.  Ela enfrentou pessoas estranhas e descobrindo que poderia amá-las e se divertir com ela. Na escola, ela fez amigos, aprendeu e curtiu todos os dias e todas as tarefas.

Em 2013, Maria Eduarda e eu ficamos mais próximas ainda, mais conectadas. Ela aprendeu a falar “te amo”. Meu coração se renova todos os dias desde então com essas 2 palavrinhas tão especiais. Além disso, aprendeu que a mamãe sai pra trabalhar mas volta pra ficar com ela.  Entretanto, a constatação de que eu ia trabalhar por parte da Maria, trouxe pra mim mais saudades, afinal, havia dias que simplesmente ela chorava só porque queria a mamãe pertinho. Nessa hora o coração fica em frangalhos mas logo descobrimos o telefone e o ano terminou com nossos bate papos diários perto do almoço. Seja pra contar uma brincadeira ou só falar “beijo, mamãe”.

2013 trouxe pra Marcela uma série de reflexões. Trouxe convicções, afirmações e certezas que não havia antes. Trouxe mais paciência, mais tranquilidade pra lidar com Maria Eduarda. Trouxe mais maturidade e mais aceitação. Trouxe culpa, muita culpa mas também, trouxe perdão. O meu perdão para mim mesma. 

Em 2013 eu descobri que pra brincar é preciso pouco. Bastam um pouco de tinta, papel, massinha e sucata. Descobri que se sujar, é só limpar! Não há brincadeira mais deliciosa, do que se sujar livremente, sem resmungos e tantos “não”.  

Em 2013, houve situações muito complexas pra minha florzinha. Maria Eduarda entrou no período de desfralde e em alguns meses, com calma e no tempo dela, fechamos o ano com minha mocinha 100% desfraldada. O processo iniciou lá em maio e só terminou no fim do ano.  No natal encerramos também o capítulo “chupeta” sem um resmungo, um choro, um pedido. Ela me surpreendeu completamente. Ela está tão crescida, tão crescida, que me emociona todos os dias. Deixa meu pobre coração que saudades de tudo, saudades de um tempo que acabou de passar. 

Todos  momentos dela! Todos dando um ” tchau” pra minha bebezinha e um sorriso de boas vindas pra minha garotinha. Por aqui, estou ansiosa pelas aventuras que nos esperam em 2014. Seja bem vindo mais um ano de risadas, lágrimas, crescimento, abraços, desculpas, paciência e amor...muito amor.



Comentários

Postagens mais visitadas