Paciência, mamãe, paciência!

O tal “terrible two” é muito famoso entre as mães, mas confesso que até um mês atrás, achava no mínimo exagerado tudo que falam do tal “2 anos”. Maria era tranquila, atendia bem minhas solicitações, não esperneava, chorava “à toa”.  Sentia-me sortuda por minha filha não apresentar nenhuma dessas características.

Entretanto, de uns dois meses pra cá, minha pequena se modificou. Fala chorando, grita para tudo que deseja e já não atende as solicitações como antes. A casa virou um pandemônio. Foi aí que comecei a aprender o que é paciência. Confesso que tem dias que me perco no meio de tanto grito, tanto “não” chorosos e sentadinhas no chão com pezinhos batendo.

De repente comecei a gritar (coisa que odeio) sem nem perceber. Ela aumentou o volume e eu a segui. Imagina no que dá? Quase uma guerra de quem grita mais alto! Sabe aonde vai parar? Daqui a pouco vou me esgoelar.

Como mostrar que nada se ganha no grito e que gritar é feio, se eu grito de volta? Parecem duas loucas juntas. Momento de surto essas gritarias! Sim, eu tenho os meus. Infelizmente, em alguns dias, mais vezes do que eu gostaria.

A paciência é uma virtude corriqueira na vida de uma mãe, mas nessa fase, se você não quer viver num campo de batalha, vai ter que exercitar muito essa dádiva. Em momentos fora do surto, ser receptível ao choro dela tem funcionado mesmo quando o choro é um motivo como “o comercial no meio da historia do João e Maria”. É um choro sentido e contínuo. E com razão, né? Poxa, você lá toda concentrada e vem um comercial querendo te vender um monte de coisa!

Em momentos “marcela”, normalmente abraços, pedir pra ficar calma, explicar e contar até 10, tem funcionado por aqui. Ela se acalma. As coisas tornam a permanecer tranquilas, pelo menos até o próximo comercial.

Na verdade, quando há empatia, sempre tudo é resolvido mais rápido e com menos gritos e choros.  Quanto mais explicações ela recebe, mais “aberta” para absorvê-las, Maria se encontra. Ela sempre foi muito boa de negociar e terrível de imposições. Assim, a negociação é sempre o caminho número 1 por aqui.

Tem dias que eu só queria um pouco mais de paciência. Justamente após me arrepender dos gritos. Mais um presente da maternidade. Tenho certeza que a fim dessa fase, serei ainda mais tolerante com os demais! 


Desejo muita paciência e serenidade as minhas colegas mães. Ohhh dá aqui um abraço?!




Comentários

  1. Oi...A minha tem 1 ano e 9 meses e está exatamente assim, chora por tudo e por nada, quer tudo do jeito dela e experimente dizer "não" pra ver a guerra que se cria! Rs...Eu tbm faço como vc, converso muito, tento aplacar a raiva e domar o nervosismo( o dela e o meu)...Tem momentos que realmente é muitoooo difícil ser paciente, mas ai eu respiro fundo, desvio o olhar e olho novamente para ela e enxergo aquele serzinho de setenta e poucos centímetros querendo mandar no mundo, rs e logo me reequilibro..rs....Mas é isso...ser mãe é exercitar o amor e principalmente a paciência a cada minuto.Bjos pra vc e sua filhotinha!

    ResponderExcluir
  2. Nossa...
    A Lara também anda "terrible two" e isso intensificou a espoletice tão caracteristica dela num nível quase insuportável e trouxe junto um mau humor e chororô...
    Agora é um tal de "Você é minha melhor amiga" regado a um lindo sorrisão quando satisfeita e um "Você não é minha amiga" com cara feia e se bobear um ensaio de tapinha quando contrariada.
    Ainda bem que é fase...
    Beijo e melhoras pra Duda ,viu?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas