O seu HOJE é o presente na sua vida?

Quanto tempo que fiquei sem escrever nada por aqui! As vezes eu sinto que não tenho muito a dizer, o que é realmente raro pra mim. As vezes, acho que não tenho muito o que acrescentar. Esse espaço aqui vai ganhando tempo e renascendo cada vez que brota em mim essa vontade de botar no papel.

Agora não foi diferente. Essa sensação vem me perseguindo alguns dias e culminou hoje, num dia triste. Basicamente, meus questionamentos envolvem TEMPO. Me sinto engolida, perseguida, meio automática. Levanto mil questionamentos aos céus e a vida sobre caminhos, sobre decisões, sobre o que importa e o que é puro excesso.

A gente não tem dúvidas que a vida é suspiro e vive numa esperança que esse suspiro final só aconteça quando a gente estiver bem velhinha. Entretanto, a gente não sabe e não há garantias que vamos ver os colegas do trabalho, beijar os filhos, dar risada de uma piada mais uma vez. A gente passa uma vida vivendo no passado, no que sentiu, no que sonhou e no que viveu e também vive uma vida no futuro, no que vai fazer, no plano de 5 anos, no quando tal coisa acontecer.

Ouvi isso na minha iniciação de reiki. Tão raro estarmos no momento PRESENTE. Pensando e focando no instante. Vendo a filha pedir uma história, vendo a amiga pedindo um colo, lendo um livro atrasado. A gente sempre avalia o que vai fazer depois. Depois que se passar no vestibular, depois que formar, depois que casar, depois que os filhos nascerem, depois de passar num concurso, depois de emagrecer. Condicionamos nossa felicidade ao amanhã porque simplesmente o presente é uma correria sem reflexão. Por essa razão, não focamos no prioritário.  De repente, tudo que te importa vai passando para a "lista" do sem prioridade no estilo, "não tenho tempo agora.

A gente deixa de ser grato, deixa de ser empático, deixa de entender o outro diariamente porque acreditamos que podemos resolver amanhã na nossa sobrecarga massacrante. Deixamos os sonhos adormecidos por falta de tempo quando na verdade, não estamos priorizando aquele aspecto no momento. Passamos a não ter tempo pra contar mais história na hora de dormir, para tomar o chopp saideira, para visitar aquele amigo querido que não vemos há muito tempo, para dar risadas fazendo cosquinhas, para estudar uma nova língua, para se reinventar.

Vire e mexe tudo isso bagunça minha cabeça. A certeza que tudo isso é passageiro, a receio de constatar que vivo mais de "se" do que fatos, que nem sempre recebo o presente como o incrível presente que ele é.  Não o mimo, não canto, não danço, não encho de beijos. O presente vira ontem num piscar de olhos e o ontem, meus amigos, já se foi e é imutável.

Me perdoem pelo imenso desabafo!

Desenho da Maria e da Juju feito HOJE

Comentários

Postagens mais visitadas