Uma semana sem filhas - "Linda, livre, leve e solta"

Há uns dias atrás, o pai das crianças me mandou uma mensagem: 
"Marcela, posso pegar as crianças e ficar com elas a semana toda? "
Esfreguei os olhos, limpei os óculos. 
Eu li duas vezes para ter certeza (talvez três), repliquei com datas para confirmar.
Depois eu ri, dancei internamente e comecei a matutar em tudo que eu ia fazer nessa semana sem crianças. 

A pura verdade é que eu comemorei muito e sigo comemorando. Maternidade não é fácil. É dedicação e uma disponibilidade ímpar extremamente exigente. Que saudades eu tenho da minha total disponibilidade na maioria dos dias. Nas noites que eu só queria deitar e assistir algo que não seja o mickey mouse ou videos no youtube de desafios. Nas noites que eu queria sair por aí, chegar mais tarde, dar um volta rápida ou uma saída longa. É um dos desafios diários da maternidade. Quando ela é solo, é mais desafiador ainda. 

Não vamos nos perder no tema, Marcela!
Eu quero falar sobre minha semana sem filhas. 

Nessa semana, serei várias Marcelas e a Marcela mãe vai ficar bem pra escanteio. Muita gente só conhece a Marcela mãe, ou em especial a minha faceta materna. Tudo isso para dizer que momentos como esses são essenciais para o maternar. A gente precisa de um tempo. A gente precisa respirar. A gente precisa curtir. As exigências maternas nos afastam de muitos amigos (nos aproximam de vários também) mas amizade é presença. Mães são serem maravilhosamente "furões". Quando a gente tem que se preocupar com outras pessoas completamente dependentes de você, tudo é programado, nada acontece "no amanhã" ou "no mais tarde". A maternidade vive de planejamento e planejar o tempo todo é chato. Quantos momentos a gente não perde só com os planos? Isso para as mulheres que ainda tem esse privilégio enorme que é contar com apoio, coisa raríssima.

Esse texto meio doido, sem muito tema, mas cheio de expectativa foi escrito ao som de "Já sei namorar" dos Tribalistas. Parido entre os "uuuuuuuuuuuuuuu"de Marisa Monte, os sorrisos no rosto e o pensamento do que eu vou fazer mais tarde. Porque no fundo "a gente já sabe aonde ir, só nos falta sair". Vai ser uma semana de amigos, diversão, sono em dia, curtição, liberdade, cabeça fresca. E claro, de atualizar a playlist que tem mais de 10 anos. Afinal, ainda estou aqui ouvindo Tribalistas. 

Portanto, essa semana não tem papo de filho no blog, não tem compartilhamento de crianças na página. Essa semana o papo aqui é sobre as mulheres! Sim, somos muito mais felizes com uma maternidade um pouco mais leve. Somos muito mais felizes quando podemos ter disponibilidade para nós mesmas. Um brinde a nós!

PS: Não me perguntem sobre as saudades
PS2: Não me perguntem sobre aonde estão as crianças. Vamos todas estar bem no reencontro.
PS3: Me perguntem sim qual é a boa.
PS4: Me convidem!

Imagem: https://br.pinterest.com/pin/429179039460799251/


Comentários

Postagens mais visitadas